BEL BORBA REALIZA GRANDE EXPOSIÇÃO NO SHOPPING DA BAHIA

No mês de março, o Shopping da Bahia vai respirar a arte de uma das personalidades mais queridas e importantes para os baianos. O artista soteropolitano Bel Borba chega ao Shopping com seu novo trabalho, “O Olhar Material” –  Com o conceito de reaproveitamento de matérias primas e respeito aos recursos naturais, a exposição traz painéis e diversas esculturas que serão distribuídas em locais do centro de compras. A inauguração da mostra acontece no dia 17 de março, às 19h. 

Ao todo, serão mais de 40 esculturas e telas expostas em “O Olhar Material”. Para este trabalho, Bel Borba mais uma vez inova, usando como matéria prima materiais inusitados, como fragmentos de barreiras de plástico de highways americanas, usados na obra “Deusa da Fertilidade” e “Baseball”, e aço proveniente de equipamentos de manutenção de uma plataforma marinha de petróleo, que podem ser vistos nas peças “Maré de Dragão” e “O dia em que terra parou”. 

O artista também usa materiais provenientes de locais e objetos que suscitam a memória afetiva dos baianos. O concreto derivado da implosão e demolição do antigo estádio baiano de futebol, Fonte Nova, por exemplo, deu origem às obras “Boa Noite!” e “Aranha Mãe”. A madeira oriunda de fragmentos de saveiro – embarcação tradicional de carga na Bahia antiga, também é usada como matéria prima para as peças. Garrafas pet, fibra de vidro, retalhos de aço e sucata, materiais já tradicionais nas obras de Borba, também foram utilizados para compor as esculturas. 

Segundo Borba, a intenção da exposição é incentivar o olhar ecológico no dia a dia, sensibilizando as pessoas a reaproveitarem tudo que possa ser reutilizado. Além de obras inéditas, o artista apresenta também coleções que já foram expostas em museus, parques e galerias de vários lugares do mundo, como na Times Square, em Manhattan, na Bienal de Esculturas de Montreux, na Suíça, e no parque Ibirapuera, em São Paulo. 

Para Izabel Ciacci, gerente de marketing do shopping, a parceria consolida o posicionamento do Shopping da Bahia como empresa “amiga da cultura baiana”. “Está em nosso DNA apoiar e valorizar a cultura da Bahia. E nós fazemos isso exatamente como essa cultura se manifesta: de forma plural e democrática. Por isso estamos junto ao Carnaval, por isso apoiamos o teatro, por isso valorizamos a memória de Jorge Amado e por isso estamos orgulhosos em receber a maior exposição de um dos ícones da arte em nossa terra”. 

ARTE EM TODA PARTE

No Shopping da Bahia, diferentes espaços irão receber as obras da exposição. No jardim frontal do empreendimento, peças iluminadas servirão de convite para quem quiser conhecer mais da mostra, além de manter o diálogo constante da arte de Bel com a cidade ao ar livre. 

No estacionamento I1 vai funcionar o Salão Principal com diversas esculturas expostas num modelo mais tradicional de mostra de arte. Além disso, o público também poderá conferir a exibição de vídeos e informações sobre o artista e as peças em exposição. 

Uma exposição fotográfica sobre a carreira de Bel Borba, montada na Alameda Luis Gama, no 3º piso do shopping, mostra ainda os detalhes, a sensibilidade e as inspirações do escultor nas suas composições. Entre os destaques dessa sessão de fotos está um registro da icônica exposição de suas obras na Times Square, em Nova Iorque. 

“Sempre nos pareceu importante que o shopping “vestisse” a arte de Bel. Queremos que todos os clientes e todos visitantes percebam que a arte dele está no shopping: em nossa fachada, dentro do mall, no estacionamento e numa loja com outros formatos de obra.” Diz Izabel Ciacci. 

E para quem quiser levar um pouco da arte de Bel Borba para casa, contará com uma galeria que funcionará durante a temporada de exposição na Alameda das Grifes, 3º piso, com fotografias, gravuras, desenhos e pintura. 

SOBRE A MOSTRA

Bel Borba escolheu esse título porque muitas vezes o primeiro passo da criação de um artista é a escolha da matéria prima. Borba é muito sensível às origens da matéria. 

Nesta exposição, sua intenção é estimular os visitantes a verem na apreciação das obras de arte, uma opção de lazer e, na reflexão, um deleite. A exposição incentiva o olhar ecológico no dia a dia e, com isso, nos condiciona à reaproveitar tudo que possa ser reutilizado. A mostra aguça o agir de forma mais consciente em relação à nós e nossa existência no planeta. 

Além de obras inéditas, Bel Borba apresenta também coleções que já foram expostas em museus, parques e galerias de vários lugares do mundo, de Salvador à Manhattan. 

Cada uma das peças apresentadas tem a sua própria história de origem, mas é a primeira vez que um arsenal tão amplo é reunido com o único objetivo de olharmos com cuidado à responsabilidade ambiental tendo como cenário o Shopping da Bahia. 

SOBRE O AUTOR

Bel Borba é pintor, desenhista, gravador, escultor, muralista de “cerâmica e mosaicos”, peformista e intervencionista urbano. Nascido em 1957, em Salvador, o artista já percorreu diversos países com suas obras, além de ser assinar diversos painéis e esculturas que embelezam a capital baiana. 

O que: Exposição “O Olhar Material”, do artista baiano Bel Borba
Onde: Shopping da Bahia
Quando: 17 de março a 25 de abril
Entrada Franca

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?