‘Êxodos’ mostra transição da sociedade por Sebastião Salgado

A exposição “Êxodos de Sebastião Salgado”, retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não tem como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras.

Sebastião Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.

Na mostra, o visitante poderá conferir as fotografias divididas em cinco temas centrais: África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo. A tragédia sem paralelo da África, o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina são imagens das novas megalópoles asiáticas e em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

A coleção com 60 imagens que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

 

Quando: até 21/08/2016 – visitação a partir do dia 06/07 de terça a domingo, das 9h às 18h. Como Chegar
Local: CAIXA Cultural Salvador – Galeria Mirante
Entrada: Entrada Franca

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?