Exposição “Lendas e Aparições”, de Daniel Hourdé

Depois do sucesso em Ouro Preto (Patrimônio Mundial da Unesco), e em Belo Horizonte, está em cartaz em Salvador, no Palacete das Artes (Ipac/Secult), a exposição “Lendas e Aparições”, do artista francês Daniel Hourdé. De qualidade excepcional, a mostra conta com oito esculturas em bronze e aço que descrevem o corpo humano com detalhes meticulosos, além de vigorosos desenhos feitos em carvão sobre papel e instalações de papel. Na Sala Contemporânea é exibida a série “Paixão de Cristo”, composta de 14 impactantes desenhos, de grande dimensão, sobre o sofrimento de Jesus no momento da crucificação. As obras são representadas pela Galerie Agnès Monplaisir (Paris/França).

Esta é a segunda vez que Hourdé expõe seus trabalhos no Brasil. Já foram registrados, até o momento, mais de 200 mil visitantes, incluindo as exibições de 2014 (Ouro Preto e Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/BH) e de 2015/16 (Ouro Preto e Museu das Minas e do Metal).

Os trabalhos de Daniel Hourdé descrevem corpos nus com musculaturas rígidas, sem rosto, ou, com rosto, mas com órbitas oculares vazias. Revelam a obsessão do artista com uma realidade contundente, que oscila entre a comédia e a tragédia, segundo o modelo da existência da qual a vida e a morte, o humor e o drama fazem parte.

Extremamente sensível com a forma e a matéria, Daniel Hourdé cria trabalhos meditativos e instigantes que se alicerçam em todas as exigências técnicas da modelagem, evidenciando um conhecimento anatômico extraordinariamente realista. Suas obras, que já foram expostas na Alemanha, Bélgica e Rússia, evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental.

E por que a atual exposição de Daniel Hourdé recebeu o título “Lendas e Aparições”?

O que: Exposição “Lendas e Aparições”, de Daniel Hourdé
Visitação: 20/01/2016 a 13/03/2016
Palacete das Artes – Rua da Graça, 284
Horário de visitação: quarta a sexta: 13h às 19h; sábado, domingo e feriado: 14h às 19h
Telefones: (71) 3117-6984/6997

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?