Exposição ‘A Via Sacra de Almira Reuter’ abre as comemorações da Semana Santa

A ocasião da Semana Santa traz em si um simbolismo que afetou não apenas a esfera religiosa do mundo ocidental, mas influenciou a criação de obras de arte que atravessaram o tempo. Os exemplos se espalham pelo mundo inteiro e na Bahia, várias formas de expressão artística apresentam temas relacionados a essa época do ano, como a última ceia, a via-crúcis, a crucificação ou os momentos imediatamente posteriores à morte de Jesus. “A Via Sacra de Almira Reuter” mostra diferentes fases do martírio de Cristo, imediatamente anteriores à crucificação, até seu sepultamento em 14 estações.

 

“A Via Sacra de Almira Reuter” nasceu numa conversa sobre arte entre a artista, o crítico de arte César Romero e a documentarista Renata Rocha, num jantar no bairro da Mouraria, em Salvador. Foi quando César propôs a curadoria para Almira e sugeriu que ela fosse até a feira de São Joaquim para dar um toque baiano. Almira criou sua Via Sacra e conseguiu uma atmosfera amadurecida, com uma Verônica afrodescendente. A artista apresenta os caminhos da passagem de Cristo do pretório de Pôncio Pilatos ao calvário, na maior feira livre da capital baiana, situada entre a Baía de Todos os Santos e Avenida Oscar Pontes, no Comércio.

 

A mostra, inédita, é composta de 14 quadros em acrílica sobre tela, com medida de 150 x 180 cm, que apresentam as 14 estações da via dolorosa de Jesus Cristo através de uma poética expressionista que reúne as riquezas da cultura afro-brasileira presentes na cultura baiana. A mostra acompanha a projeção de um DVD com imagens das pinturas e narração do César Romero. Além dos quadros que retratam o trajeto de Jesus Cristo, três sentidos humanos são provocados. Visão, audição e olfato são alcançados pela ambientação criada no espaço.

 

Exposição “A Via Sacra de Almira Reuter”
Abertura: 15 de março, às 19h
Visitação: 16 de março a 17 de abril, das 13h às 19h (quarta a sexta) e das 14h às 19h (sábado, domingo e feriado)
Local: Palacete das Artes
Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça
Maiores informações: (71) 3117-6987/ 6910
Classificação livre
Entrada gratuita

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?