Caixa Cultural apresenta a exposição World Press Photo

A CAIXA Cultural traz a Salvador, pela primeira vez, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. A mostra World Press Photo reúne os registros mais impactantes da imprensa mundial no ano de 2015 e será aberta no dia 13 de dezembro com visitação até o dia 29 de janeiro de 2017, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, na Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O acesso é gratuito, com classificação indicativa a partir de 14 anos.

World Press Photo (WPP) expõe 164 fotografias escolhidas no 59º concurso da organização. São imagens que retratam momentos culturais, sociais, políticos e ambientais, vivenciados em 2015. Anualmente a mostra é vista por 3,5 milhões de pessoas, em cem cidades, de 45 países. A cada edição, a WPP seleciona as melhores fotografias jornalísticas, através de um júri composto por profissionais de notória relevância na área de fotografia.

 

Presença brasileira e ineditismo na Bahia:

 

Nessa edição da mostra, o Brasil está representado pelo Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que foi cenário da série de fotos feita pelo espanhol Sebastián Liste. O país também está representado pelo fotógrafo paulista Mauricio Lima, que foi premiado em duas categorias nesta edição da WPP e que já havia se sagrado vencedor do Prêmio Pulitzer em 2016, pela cobertura da crise dos refugiados do Oriente Médio, pelo jornal estadunidense The New York Times.

Mauricio é o primeiro brasileiro a ser premiado duplamente numa mesma edição da WPP. O fotógrafo ganhou o primeiro lugar na categoria “Notícias Gerais”, com a imagem de um adolescente de 16 anos, militante do Estado Islâmico, ferido na guerra da Síria. Além disso, seu registro de um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no Rio Tapajós, no Pará, alcançou o segundo lugar na categoria “Vida Cotidiana”.

Já Sebastián Liste fotografou a rotina do coletivo de mídia independente Papo Reto, que atua no Complexo do Alemão e que registra a vida dos moradores da comunidade. A imagem recebeu o 3º lugar na categoria “Vida Cotidiana”.

Rafael Ferraz, coordenador geral da exposição, comentou sobre a expectativa de trazer a mostra pela primeira vez a Salvador: “a Bahia possui uma tradição artística e fotográfica muito grande, é um estado de destaque no cenário nacional. Salvador, por ser a capital, tem o potencial de reverberar a relevância desta exposição, que é a mais importante do fotojornalismo mundial. Esperamos que a mostra se estabeleça no calendário cultural da cidade”.

Imagens mais representativas do fotojornalismo:

 

O júri da 59ª edição do concurso da World Press Photo, uma organização independente e sem fins lucrativos, elegeu a imagem do australiano Warren Richardson como a foto do ano. A fotografia de Richardson mostra refugiados cruzando a fronteira da Sérvia para a Hungria. Na imagem, um homem e uma criança são parte de um movimento de pessoas tentando cruzar a fronteira, antes que uma cerca de arame farpado fosse finalizada. “A crise dos refugiados é inevitavelmente o assunto mais importante. A World Press Photo vem dando destaque à questão ano após ano. A imagem vencedora – de Warren Richardson, em que o pai atravessa seu bebê pelo arame farpado na fronteira húngaro-sérvia – é obviamente a que melhor comporta tanto o elemento estético quanto o informativo”, comenta Rafael Ferraz.

O presidente do júri e diretor de fotografia da Agence France-Presse, Francis Kohn explica porque a foto foi a vencedora. “Desde o início, nós olhamos para esta fotografia e soubemos que era importante. Tem muito poder na sua simplicidade, pelo simbolismo do arame farpado, e dá uma noção visual do que está acontecendo com os refugiados”, explica.

A qualidade das imagens é um dos principais cuidados da mostra, que expõe fotografias feitas em impressoras Canon de última geração. Além disso, a mostra oferece um aplicativo gratuito com detalhes técnicos das fotografias, entrevistas com os vencedores e informações sobre a Fundação World Press Photo.

Exposição World Press Photo 2016

Visitação: 13 de dezembro a 29 de janeiro (terça-feira a domingo)

Horário:  09h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador (BA)

Telefone: (71) 3421-4200

©2018 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?