“Cale-se – A Censura Musical“ estreia domingo (7) no Canal Brasil

Com nome inspirado na icônica música de Chico Buarque e Gilberto Gil, Cale-se – A Censura Musical” estreia no próximo domingo, dia 7, às 21h, no Canal Brasil para falar da produção musical brasileira na época da ditadura militar. Dirigida por Marcus Fernando e Belisário França, os episódios contam histórias nascidas a partir da necessidade de aprovação prévia da produção cultural brasileira, contextualizando um dos períodos mais ricos da nossa música.

No primeiro episódio, Ricardo Cravo Albin, Geraldo Azevedo – que integrava a banda de Geraldo Vandré, um dos principais nomes da época -, Sérgio Cabral, Sérgio Ricardo e Roberto Menescal falam do conturbado período que o país passava na época. Histórias de bombas no camarim de Vandré, censura prévia a Taiguara por conta de “A Ilha” e a manobra de Chico para emplacar algumas músicas sob a alcunha de Julinho da Adelaide estão na estreia da série. Menescal conta ainda como pensou para Chico um disco de intérprete justamente como um manifesto diante da perseguição que o compositor vinha sofrendo. Os depoimentos são alternados com números musicais de Verônica Ferriani e Zé Renato e imagens de arquivo.

Por meio de números históricos, além de outros produzidos especialmente para a atração, o público será apresentado, ao longo da série, a um repertório vetado pelos censores e suas motivações mais surpreendentes. Imagens da época e depoimentos de compositores coibidos, artistas exilados, advogados, jornalistas e pesquisadores trazem à tona os bastidores do cerceamento artístico no fim da década de 1960 e início dos anos 1970. Cada capítulo discute temas como os artifícios para driblar as autoridades, a voz feminina, o ato institucional, e os legados da MPB e do rock. Somados, os episódios fazem um retrato da época e de gente que decidiu não se calar em um conturbado período da nossa história.

“Cale-se – A Censura Musical” (2016) (8 x 25′)
– Horário: domingo, dia 7/08, às 21h
– Horário: domingo, às 21h
– Inédito e exclusivo
– Classificação: Livre

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?