Canal Brasil comemora 18 anos com filmes inéditos no ar

Setembro é mês de festa no Canal Brasil e, para comemorar 18 anos no ar, a faixa “Seleção Brasileira” traz quatro coproduções inéditas e exclusivas. A partir do dia 06/09, sempre às terças, serão exibidos os seguintes longas: “A Morte de J.P. Cuenca”, “A Luneta do Tempo”, “Mulheres no Poder” e “Boi Neon”. Sinopses e demais informações seguem abaixo.

“A Morte de J. P. Cuenca” (2016) (120')

– Horário: Terça, dia 06/09, às 22h
– Direção: João Paulo Cuenca
– Inédito e Exclusivo
– Classificação: 18 anos

Sinopse: O escritor João Paulo Cuenca foi dado como morto em 2008. Um cadáver foi encontrado com sua certidão de nascimento pela polícia em um prédio invadido na Lapa, região central do Rio de Janeiro. O jornalista, no entanto, passava bem, não enfrentou qualquer episódio de violência ou doença fatal – o máximo foi uma dor de cabeça para comprovar a própria vitalidade – e nunca teve alguma relação com o ladrão de sua graça. O curioso caso de roubo de identidade pós-morte inspirou o dramaturgo a escrever, dirigir e estrelar sua primeira obra para as telonas. Coproduzida pelo Canal Brasil, a película traz Leonilce Torato, Geraldo Margela, Fabio Roque, Paulo Roberto Pires e Ivo Raposo no elenco.

“A Luneta do Tempo”

– Horário: 13/09, às 22h
– Direção: Alceu Valença
– Inédito e Exclusivo
– Classificação: 14 anos

Sinopse: A coprodução do Canal Brasil apresenta diálogos musicados pelo ritmo do repente e pela rima do cordel, em uma mistura de diversas tradições brasileiras como forró, circo, violeiros e cangaceiros, mesclados em um único caldeirão de influências. Concedendo novas tonalidades à famosa memória de Lampião (Irandhir Santos) e Maria Bonita (Hermila Guedes), Alceu Valença propõe uma narrativa de forte carga poética e lírica para falar de encontros e desencontros, crimes e castigos no cangaço nordestino. O filme é narrado em duas épocas distintas. O primeiro momento tem início na década de 1930, quando o mítico bandoleiro travava sua luta contra o governo de Getúlio Vargas. A segunda fase ocorre cerca de 30 anos após sua morte, quando sua célebre trajetória era tema inspirador para as lendas da cultura regional.

“Mulheres no Poder” (2016) (85')

– Horário: terça, dia 20/09, às 22h
– Direção: Gustavo Acioli
– Classificação: 12 anos
– Inédito e Exclusivo

Sinopse: A participação feminina no poder legislativo brasileiro ainda é tímida frente à ampla maioria masculina – as mulheres ocupam cerca de 10% dos assentos da Câmara dos Deputados e 13% das cadeiras do Senado após as últimas eleições majoritárias, apesar de representarem a maior parte da população. Na Brasília imaginada pelo diretor Gustavo Acioli esse panorama é invertido; elas estão em superioridade, tanto numérica quanto na escala de comando. O universo sujo de corrupção e jogos de poder, no entanto, é o mesmo. Travestindo uma crítica social sob o véu da comédia, a coprodução do Canal Brasil traz Dira Paes, Stella Miranda, Totia Meirelles, Milena Jamel, João Velho, Elisa Lucinda e Paulo Tiefenthaler.

“Boi Neon” (2016) (100')

– Horário: terça, 27/09, às 22h
– Direção: Gabriel Mascaro
– Inédito e Exclusivo
– Classificação: 16 anos

Sinopse: Iremar (Juliano Cazarré) trabalha nos bastidores das chamadas vaquejadas, esporte cruel e tradicional do árido sertão nordestino no qual os peões devem emparelhar com um boi e derrubá-lo antes de atingir certa marca de cal riscada no saibro das arenas. Seu ofício consiste em preparar o bicho para entrar no curro, espalhando areia em seus rabos para auxiliar a puxada dos boiadeiros e facilitar o deleite de plateia em ver a fera caída. O sonho de sua vida, no entanto, corre bastante longe da realidade dessa versão diminuída de um rodeio, e ele passa os dias a pensar e desenhar os modelos de uma grife de moda feminina. O matuto fantasia sobre labutar no fabrico de roupas do Polo de Confecções do Agreste, especializado em trajes de banho – apesar da realidade local ser formada por barro e poeira, mais de 100 quilômetros distante da costa.

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?