Estreia: FHC “Inventores do Brasil” | Canal Brasil

A história de um país é escrita por aqueles que, ao longo dos tempos, lutaram por seus ideais e defenderam aquilo que acreditavam contribuir para o futuro de uma sociedade. São cinco séculos de um Brasil marcado pela pluralidade, que é resultado da mistura de cada brasileiro, seja ele índio, descendente de colonos portugueses, de africanos que foram escravizados ou de imigrantes. ”Inventores do Brasil”, série com apresentação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estreia no Canal Brasil dia 1º de maio com o perfil de 19 desses brasileiros que caminharam promovendo mudanças. A atração tem direção de Bruno Barreto e roteiro do próprio Fernando Henrique, ao lado de Elio Gaspari.

”Nesta série iremos de D. Pedro II, um monarca europeu nos trópicos, a Tancredo Neves, construtor da grande conciliação nacional, da qual resultou a democracia em que vivemos até hoje”, explica FHC sobre o recorte temporal da atração. ”Como em qualquer seleção há nela algo de pessoal – Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, para citar alguns, mostraram ao Brasil um povo que ele não conhecia”, complementa.

O episódio de estreia é sobre D. Pedro II e Joaquim Nabuco. Com imagens gravadas no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ), FHC fala da diferença do D. Pedro retratado nos quadros, e o da vida real, normal, sem pompa alguma. O ex-presidente destaca ainda como o imperador, em 49 anos de posto, foi responsável pelo começo da consolidação do estado brasileiro; e como conduziu o país nas relações políticas – ”se ele cuidava da política interna com luva de pelica, olhando para a unidade nacional, teve mão de ferro quando lidou com as ameaças externas”.

Já no segundo bloco da atração, FHC fala da importância de Joaquim Nabuco na luta e combate à escravidão no país – ”foi quem melhor olhou para os de baixo” -, e como Nabuco, por ser um homem de palavras e letras, foi também um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ao lado de Machado de Assis.

Os episódios seguintes perfilam grandes personagens como: Euclides da Cunha, Campos Salles, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Rodrigues Alves, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Dom Helder Câmara, Castello Branco, Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. ”O painel traçado nesta série não é uma história do Brasil nem uma história das ideias no Brasil. É uma história das ideias de Brasil. Como diferentes personagens pensaram e ajudaram a fazer nosso país. Eles são alguns dos personagens que, até hoje, mais impacto tiveram no seu tempo e na nossa história”, explica Fernando Henrique.

”Inventores do Brasil”, com Fernando Henrique Cardoso
Estreia: domingo, dia 01/05, às 21h
Horário: domingo, às 21h
Horário alternativo: segunda, às 12h, e quinta, às 17h
Classificação: Livre

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?