Clássicos franceses – (Re)encontro com o Sr. Hulot, na Sala Walter da Silveira, de 4 a 10 de agosto

Clássicos franceses – (Re)encontro com o Sr. Hulot. Divertido e poético, crítico e ingênuo, o criador Jacques Tati ocupa um lugar de destaque na cinematografia mundial. Inventor de uma maneira de fazer cinema, Tati mesclava um olhar astuto para a sociedade com um imenso talento para o entretenimento. Em 2009, o cineasta completaria 102 anos de idade. Este ciclo Jacques Tati homenageia o criador que soube aliar melancolia e felicidade, excentricidade e esperança. Um homem que olhava o mundo com a curiosidade do espírito infantil e que levou para as telas do cinema o clima dos palcos de music-hall.

Neste ciclo, o espectador terá a oportunidade de apreciar as obras-primas do realizador. podem ser programados os longas As Férias do Sr. Hulot, Meu Tio, Tempo de Diversão e As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco .

Dias 4 e 9/08 – 15h

As férias do Sr. Hulot ( Les Vacances de Monsieur Hulot , FRA,1953)
Sinopse – Mr. Hulot (Jacques Tati) decide passar férias num hotel próximo a um balneário francês, mas acidentes e confusões insistem em acontecer onde quer que ele vá. O bem-intencionado Hulot acaba com a paz do local e impede o descanso dos demais hóspedes, provocando uma onda de catástrofes.
Direção: Jacques Tati
Elenco: Jacques Tati, Louis Perrault e Nathalie Pascaud
Duração: 74 minutos
Classificação: Livre

Meu Tio (Mon oncle, FRA, 1956)

Dias 5 e 10/08 – 15h

Sinopse – Nessa deliciosa sátira à vida mecanizada, o cineasta Jacques Tati encarna novamente a personagem de Monsieur Hulot. Hulot é admirado por seu sobrinho, que vive com os pais numa casa monótona, rodeada de parafernálias. Enquanto isso, solteiro e desempregado, Hulot vive alegremente na periferia da cidade. O apego do menino ao tio passa a gerar problemas quando seu pai começa a ter ciúmes dele. O humor se impõe quando o excêntrico herói Monsieur Hulot deixa a ultra moderna casa de seu cunhado e vai para uma anti-séptica fábrica de tubos de plásticos.

Direção: Jacques Tati.
Elenco: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola e Alain Becourt
Duração: 116 minutos.
Classificação: 12 anos.

As aventuras de Mr. Hulot no tráfego louco (Trafic, FRA/ITA, 1971)

Dia 6/08 – 15h

As aventuras de Mr. Hulot no tráfego louco (Trafic, FRA/ITA, 1971)
Sinopse – O Sr. Hulot(Jacques Tati), desenhista de um modesto fabricante de veículos, concebe um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Sobe à direção do veículo, seguido pela jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por um problema de gasolina, uma cadeia que arrebenta, problemas na fronteira e outras divertidas contingências das vida.
 
Direção:Jacques Tati
Elenco: Jacques Tati, Maria Kimberly e François Maisingrosse
Duração: 96 minutos
Classificação: Livre

Tempo de diversão (Play time, FRA/ITA, 1967)

Dias 7 e /08 – 15h

Tempo de diversão (Play time, FRA/ITA, 1967)
Sinopse – O senhor Hulot (Jacques Tati) tem que se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou. Seguindo uma excursão turística de americanos, ele anda pela cidade procurando traços de humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta.
Direção:Jacques Tati
Elenco: Jacques Tati,  Barbara Dennek e Billy Kearns
Duração:114 minutos

Classificação: Livre

 

Sala Walter da Silveira
R. Gen. Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA
De 4 a 10 de agosto
Apoio: MPLC
Ingresso: R$ 2,00
 

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?