Mostra Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro, acontece na CAIXA Cultural Salvador

Entre 16 e 21 de agosto (de terça-feira a domingo), a CAIXA Cultural Salvador apresenta a Mostra Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro, que trará um panorama da produção brasileira de animação, com filmes do período de 1929 a 2016. Durante os seis dias da Mostra, serão exibidos 51 filmes, em sessões diárias que ocorrerão entre as 13h e as 18h.

 

A Mostra Retrospectiva exibe obras de variadas épocas e provenientes de diferentes estados, que foram reunidas após a realização de uma pesquisa que encontrou filmes perdidos e que os recuperou. Serão exibidas películas que ajudam a remontar a história da animação brasileira, desde raridades como Sinfonia Amazônica, de 1953, até produções recentes, como Orun Aiyê, obra baiana lançada em 2016.

 

Todas as atividades da Mostra ocorrem na CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. A programação completa e classificação indicativa dos filmes podem ser conferidas no sitewww.caixacultural.gov.br. Os ingressos serão vendidos nos dias de exibição, a preços populares.

 

Homenagem a Chico Liberato:

Um dos destaques da programação é a homenagem ao animador e artista visual baiano Chico Liberato. Durante a mostra, será realizada a maior retrospectiva já feita de sua obra, com exibição de 12 filmes de sua autoria, como Festa da Mocidade e Natal e Magarojipinho, ambos realizados em parceria com os animadores paulistanos Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti.  Também haverá a exibição do filme Muçagambira, dirigido por Alba Liberato e produzido por Chico Liberato, que foi especialmente recuperado para a exibição na Mostra.

 

Ao todo foram recuperadas cinco películas do diretor baiano, que terão sua primeira exibição após um longo tempo. “Conseguimos reunir várias obras dele, que é o maior realizador de animações na Bahia”, conta Isabel Veiga, curadora da Mostra. Além disto, no dia 20 de agosto (sábado), às 18h, será realizado o debate Animação com Chico Liberato, em que os participantes poderão discutir a obra do baiano, diretamente com o diretor. O encontro terá entrada gratuita e estará sujeito à lotação do espaço.

 

Oficina gratuita de animação:

Integra a programação da Mostra, ainda, a Oficina de Animação, que será ministrada pelos animadores Maurício Squarisi e Elisabeth Russo. Com conteúdo prático, a atividade terá como objetivo produzir um curta-metragem de animação. A oficina terá turma única de 20 pessoas e acontecerá de 16 a 21 de agosto (terça-feira a domingo), das 10h às 13h30min.

 

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente, a partir da meia-noite do dia 13 de agosto (sábado), mediante envio de mensagem contendo nome completo, idade, breve currículo e carta de intenção (explicando porque gostaria de participar da atividade) ao e-mail mostradeanimacao@gmail.com. A idade mínima exigida para participação é de 15 anos, e será oferecido certificado de conclusão. O critério de seleção será o da ordem de inscritos.

 

Informações e entrevistas:

Mônica Santana – (71) 99118-5501 – monica@crioulacomunicacao.com.br

 

Mostra: “Retrospectiva de Cinema de Animação Brasileiro”
Período: 
de 16 a 21 de agosto de 2016
Horário: sessões diárias dispostas das 13h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Vendas a partir das 9h do dia em que ocorre a sessão
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador, à noite e durante o fim de semana
Oficina de Animação: de terça-feira a domingo, das 10h às 13h30min
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: consultar no site www.caixacultural.gov.br

©2018 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?