NALATA – I Festival Internacional de Percussão

Salvador vai se transformar na capital mundial da música percussiva nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. Tendo Carlinhos Brown como anfitrião, grandes nomes da percussão nacional e internacional terão o palco do Guetho Square, no bairro do Candeal, como ponto de encontro. Tudo isso acontece durante o NALATA – I Festival Internacional de Percussão.

Para se ter ideia da grandiosidade do evento, está entre as atrações do festival um dos maiores percussionistas do mundo, o cubano Jose Luis Quintana, mais conhecido como Changuito. Ele é criador do Songo, combinação entre instrumentos de percussão (efeitos, blocos de madeira, baterias acústicas e eletrônicas, cymballs) e técnicas de baquetas com as mãos. Lendário professor de percussão de outros que também vieram a se tornar mestres nesse ofício, Changuito, aos 68 anos, faz participação no show do venezuelano Orlando Poleo no dia 27 (sábado), às 20h.

O NALATA – I Festival Internacional de Percussão contempla, na sua grade, três estilos da percussão contemporânea: de Efeito, de Rua e Eletrônica. Além de mostrar para o público a riqueza e a originalidade da música percussiva como criação artística, o evento posiciona Salvador como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte. A concepção e direção artística do festival tem a assinatura da Empreendedora Cultural e Diretora Executiva da Pracatum Selma Calabrich e do Produtor Musical, Guitarrista e Diretor da Pracatum – Escola de Musica Gerson Sillva.

Também é proposta do NALATA, valorizar a comunidade do Candeal e estimular o desenvolvimento sustentável do bairro que tem no tambor um ícone de libertação. Foi lá que, na década de 90, tendo à frente o músico Carlinhos Brown, aconteceu o movimento percussivo de vanguarda Vai Quem Vem, que funcionou como um laboratório de ritmos e criação de novos instrumentos, deixando para o bairro um legado de mais de 30 ritmos e grupos musicais como Zárabes, Bolacha Maria e Timbalada. O movimento reposicionou a música percussiva nacionalmente.

Pela força e importância do Candeal e da percussão da Bahia, artistas locais marcam presença na programação do festival. Entre eles grandes nomes da cena percussiva soteropolitana, como Peu

Meurray e os Pneumáticos, Gustavo DiDalva e Bacia Sonora, Orlando Costa, Japa System, Pradarrum e Opanijé.

E pra quem imaginou que apenas Changuito bastaria entre as atrações internacionais, vai ter a boa surpresa de assistir a performance dos primos venezuelanos Luisito Quintero e Roberto Quintero que, juntos, somam cerca de 16 Grammys em seus curriculos, tendo em sua trajetória a marca de terem tocado e gravado com os maiores nomes da música mundial como Chic Corea, Harbie Hancock, Richad Bona e outros.Eles trazem na sua percussão a marca da música afro-venezuelana e afro-cubana, com apresentação no domingo (28), às 19h.

E não para aí: o festival também traz o efervescente Frapadingos, grupo locado em Paris, formado por músicos peruanos, cubanos, chilenos, colombianos, franceses, argentinos e brasileiros que, por meio dos seus sons, buscam mostrar a força de um continente que tem a musicalidade como marca. O grupo faz show na sexta-feira (26), às 19h.

A grade do NALATA foi caprichada para ter o país anfitrião muito bem representado e, para isso, traz talentos de outros estados brasileiros, como o Patubatê, grupo brasiliense que utiliza materiais inusitados para extrair timbres inovadores, e o pernambucano Naná Vasconcelos, eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy, considerado uma autoridade mundial em percussão. Naná se apresenta junto com o cantor, compositor e violoncelista carioca Lui Coimbra. A apresentação do Patubatê encerra o festival, domingo (20h), e a apresentação de Naná será sábado (27), 19h.

Não menos surpreendente promete ser a performance do anfitrião Carlinhos Brown, que fecha a primeira noite do NALATA, sexta-feira (26), às 20h. Ele vai mostrar a força percussiva que transformou a história do Candeal, com ritmos que nasceram das experimentações entre ele e os músicos do bairro. O artista promete uma surpresa durante sua participação no evento.

Reciclagem – Oficina de Práticas em Gestão de Cooperativa de Reciclagem é uma ação exclusiva do  NALATA e será ministrada por Camille Carletti, coordenadora do Programa de Coleta Seletiva da Associação Reciclázaro de São Paulo. O publico será de gestores de cooperativas de materiais reciclados, catadores independentes, parceiros do poder público e comunidade. A iniciativa acontece no sábado (27/02), das 9h30 às 11h30, com vagas limitadas.

Encontro de Música e Empreendedorismo – Esse encontro é uma oportunidade de olhar e pensar sobre o mercado da música percussiva no Brasil e no mundo, abordando suas possibilidades e desafios a partir do diálogo entre importantes e atuantes profissionais da área. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da economia criativa a partir da cadeia produtiva da música. O encontro irá tratar de  temas relacionados ao olhar da indústria dos instrumentos musicais e o papel do músico, numa reflexão acerca de gestão e prática dentro do mercado  nacional e internacional.

GRADE:

NALATA – I Festival Internacional de Percussão

Sexta-feira (26/02)

17h – Bacia Sonora (Salvador/Brasil)

18h – Peu Meurray e os Pneumáticos (Salvador/Brasil)

19h – Frapadingos (Paris/França)

20h – Carlinhos Brown (Salvador/Brasil)

Sábado (27/02)

17h – Orlando Costa  (Salvador/Brasil)

18h – Pradarrum (Salvador/Brasil)

19h – Doudou Rose Thioune (Senegal/África)

20h – Naná Vasconcelos e Lui Coimbra (Recife/Pernambuco)

21h – Orlando Poleo (Venezuela), com participação de Changuito (Cuba)

Domingo (28/02)

17h – Japa System (Salvador/Brasil)

18h – Opanijé (Salvador/Brasil)

19h – Luisito e Roberto Quintero (Caracas/Venezuela)

20h – Patubatê (Brasília/Brasil)

I SERVIÇO I

NALATA – I FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERCUSSÃO

Quando: 26, 27 e 28 de fevereiro

Local: Candeal Guetho Square

Horário: 16h abertura dos portões

Ingressos : R$ 20 e R$ 10

Vendas: Pracatum e Guetho Square (Rua Paulo Afonso, 295 Candeal de Brotas)

Informações: (71) 3017 4611

EXPOSIÇÃO DOS LUTHIERS– diariamente, das 16h às 22h.

OFICINA DE PRÁTICAS EM GESTÃO DE COOPERATIVA DE RECICLAGEM – Sábado (27/02), 9h30 às 11h30 – Vagas Limitadas – Candeal Guetho Square

ENCONTRO DE MÚSICA E EMPREENDEDORISMO – Sábado (27/02), 10h às 13h

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?