ATeliê voadOR realiza segundo encontro sobre dramaturgia contemporânea

No mês de setembro, a ATeliê voadOR Companhia de Teatro estreou o espetáculo O Outro Lado de Todas as Coisas, uma autoficção que se utiliza de uma “reescrita contemporânea” para fazer uma homenagem a Caio Fernando Abreu. Simultaneamente, realizou o Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos, que terá sua segunda edição no próximo dia 19 de outubro de 2016, às 19h, na Pizzaria Casa de Pedra, no bairro da Graça.

Neste segundo Encontro, que será mediado pelo diretor da companhia, o doutor em cultura, Djalma Thürler (UFBA), e o doutor em literatura Paulo César Garcia (UNEB), a companhia traz um debate sobre a elaboração de um discurso sobre o Eu, sobre a necessidade do sujeito em narrar a si mesmo.

Além disso, Thürler e Garcia irão trazer uma reflexão sobre o sentido de resistência das narrativas autoficcionais, a partir da obra de Michel Focault (1992), para quem, nesse tipo de escrita é possível perceber que o ato de escrever é também o ato de se mostrar ao outro. “Iremos falar sobre as várias manifestações das escritas de si e, ainda, analisar o processo de hibridização presente nesse tipo de escrita”, descreve Thürler.

Para Paulo César esse tipo de dramaturgia apresenta a encenação de um corpo biografado, que entra em contato com várias textualidades e onde vários discursos estão presentes. “A hibridização traz um aparato de várias vozes e um corpo que se vale de várias formas de enunciação”, acrescenta.

Encontro

O objetivo desses encontros é oferecer uma discussão acerca da dramaturgia contemporânea, a partir de alguns aspectos: o conceito de performer; o princípio da inter ou intratextualidade; e, por fim, a abordagem não psicológica da figura teatral que se dissolve em estratégias linguísticas textuais.

Para cumprir esse objetivo serão realizadas leitura e discussão de textos de Foucault; de textos brasileiros que têm em Foucault apoio teórico-metodológico; e debate sobre a recepção de Foucault no Brasil.

Os encontros são abertos ao público interessado em dramaturgia, em especial os artistas, atores e atrizes, que queiram entender melhor o legado foucaultiano e suas capilaridades com a Arte e com a proposição de um “teatro de abjeção”.

O Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos faz parte da ação “Quartas Voadoras”, conjunto de trabalhos continuados que envolve também Ciclos de Leitura e Minicursos (dramaturgia e corpo), do projeto de manutenção Aqueles que Habitam o Tempo, resultado do Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2014.

O quê: Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos – “Foucault: Escritas de si e subjetivação do discurso”, com Djalma Thürler (UFBA) e Paulo César Garcia (UNEB)

Quando: 19 de outubro, às 19h.

Onde: Pizzaria Casa de Pedra – Rua Flórida, 62 – Graça/Salvador-Ba

Entrada: Gratuito

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?