Israel Kislansky curso Formação em Escultura Figurativa na Bahia

O escultor baiano Israel Kislansky, radicado atualmente em São Paulo, quer em 2016 estreitar, ainda mais, os laços com a Bahia e para isso organiza um curso com duração de quatro meses para a formação de novos escultores. Reconhecido nacional e internacionalmente, Israel Kislanky é uma referência em escultura figurativa e fundição de obras de arte em metal no Brasil. Vai ser a primeira vez que ele vai ministrar, aqui em Salvador, um curso completo de Formação em Escultura Figurativa. Com aulas começando em março, o curso tem duração de quatro meses e vai ser ministrado na Sociedade Israelita da Bahia, na Pituba.

 

O curso inclui aulas teóricas e práticas, sempre nos finais de semana, e está dividido em quatro módulos. No primeiro módulo, de 18 a 20 de março, os participantes vão aprender técnicas de como modelar uma cabeça; as diferenças para construção de um rosto masculino ou feminino. “Pequenos detalhes técnicos fazem a diferença na percepção que se tem se um rosto é de um homem ou de uma mulher, de um jovem ou de uma pessoa idosa. São esses conhecimentos que vou passar para os participantes”, afirma Kislansky.

 

O segundo módulo será realizado de 08 a 10 de abril, e prevê o estudo da Escultura na América Latina, além do ensino de técnicas para modelagem do corpo masculino e do feminino. De 06 a 08 de maio acontece o terceiro módulo. Aqui os participantes vão aprender a modelar pés, mãos e articulações. “As pessoas também vão conhecer mais sobre a história da  escultura no Brasil”, diz Kislansky. Por último o curso traz o último módulo em que as pessoas vão aprender, na parte teórica, sobre a escultura moderna na Bahia. “No último módulo vou ensinar técnicas de proporções, equilíbrio e movimento”, conta o escultor.

 

As inscrições estão abertas na Sociedade Israelita da Bahia, na Ruas das Rosas, 336, Pituba. Informações pelos telefones (71) 9.9293-7170 ou 9.9987-4601. As vagas são limitadas e cada módulo custa R$450,00.

 

Reconhecimento

 

Israel Kislansky, já produziu diversas peças sob encomenda, como o troféu do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (1998), a obra Semear (1996), instalada na praça Klaus Walter Zulauf, no bairro do Morumbi, um busto encomendado pela embaixada do Líbano para homenagear o ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, morto num atentado em fevereiro de 2005.

 

Aqui na Bahia, leva a assinatura de Kislansky a escultura “Esperança” inaugurada recentemente pela Santa Casa da Misericórdia no pátio central do Hospital Santa Isabel, em Salvador. Outras obras de grande destaque do escultor são as “Vanackerianas”,  modeladas entre 2000 e 2005, pouco após a morte do Van Acker, professor de Kislansky, e recebeu este nome em sua homenagem.

 

Além do curso, este ano Israel kislansky planeja, também, trazer a técnica de fundição para a Bahia, que hoje carece deste tipo de trabalho. Coordena o Centro Técnico de Fundição Artística do SENAI, em São Paulo, com expertise na restauração de obras de arte e de monumentos a céu aberto utilizando uma técnica nova que ele está trazendo da França.

 

CURSO

 

Formação em escultura figurativa

Modelagem, cerâmica e moldagem

De 04 de março a 05 de junho de 2016

Um encontro mensal, de sexta-feira a domingo.

Sextas- feiras: Aula teórica, das 18 h às 20 h.

Sábados: Modelagem, das 09 h às 12 h e das 14 h às 17 h.

Domingos: Técnicas, das 10 h às 12 h e das 14 às 17 h

 

  • PRIMEIRO MÓDULO

De 18 a 20 de março

 

  • Modelagem:

A cabeça;

Gêneros e idades;

 

  • Técnicas:

Ocagem e reparação para queima;

 

  • Teórica:

Europa: a escultura nórdica e

mediterrânea.

 

  • SEGUNDO MÓDULO

De 08 a 10 de abril

 

  • Modelagem:

O corpo masculino e feminino;

Técnicas:

 

  • Primeira queima;

Moldagem em gesso e silicone;

 

  • Teórica:

A escultura na América Latina.

 

  • TERCEIRO MÓDULO

De 06 a 08 de maio

 

  • Modelagem:

Pés, mãos e articulações;

 

  • Técnicas:

Segunda queima, esmaltes;

Moldagem em gesso e silicone;

 

  • Teórica:

A escultura no Brasil.

 

  • QUARTO MÓDULO

De 03 a 05 de junho

 

  • Modelagem:

O corpo inteiro;

Proporções, equilíbrio e movimento;

Armações e estruturas;

 

  • Técnicas:

Reproduções a partir de um molde.

 

  • Teórica:

A escultura moderna na Bahia.

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?