SELEÇÃO BRASILEIRA: Orquestra dos Meninos

Sinopse: Em quatro décadas de carreira, Paulo Thiago já adaptou para as telas obras de grandes nomes da literatura, como Carlos Drummond de Andrade, em “O Vestido” (2003), e Lima Barreto, com “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” (1998). Desta vez, o diretor usa como inspiração as páginas dos jornais para contar em longa-metragem a história real do maestro Mozart Vieira, criador da Orquestra Sinfônica do Agreste. No elenco, Murilo Rosa e Priscila Fantin fazem sua estreia no cinema ao lado de Othon Bastos, Gustavo Gasparani, Carlos Meceni, Olga Machado, Jaime Leibovitch e Laís Corrêa, também responsável pela preparação dos atores mirins.

 

Rodado no estado de Sergipe, o filme reconstrói o drama vivido pela orquestra de meninos e meninas criada na pequena São Caetano, cidade de 30 mil habitantes situada entre Recife e Caruaru. Com a missão de levar os acordes de Beethoven e Bach ao sertão, o músico Mozart Vieira (Murilo Rosa) regia, em um barracão que antes servira de galinheiro, um grupo de crianças pobres empenhadas em ajudar os pais na roça. O trabalho logo foi considerado referência entre projetos de arte e inclusão social, até que um escândalo quase silenciou o conjunto.

 

Em 1995, o sequestro de um jovem músico ganhou as manchetes dos principais jornais do país. Para a polícia, o culpado era o próprio maestro, suspeito de manter relações sexuais com o aluno e de forjar seu desaparecimento. A acusação ameaçava não apenas a trajetória do regente, mas também a existência do projeto, que só continuou a levar educação musical ao agreste graças à atuação de D. Helder Câmara e de artistas de todo o país, como Ivan Lins, Fagner e Gilberto Gil.

 

Escrito a seis mãos, em uma parceria entre Paulo Thiago, Melanie Dimantas e Graciela Maglie, o roteiro só começou a ser pensado depois de um ano de pesquisas. Além de entrevistar o maestro e os policiais envolvidos na investigação, o trio arquivou as notícias relacionadas ao caso e se debruçou nos autos do processo.

 

Horário: Terça 1 de março, 22h
Classificação: 10 anos
Direção: Paulo Thiago

Canal Brasil na rede
Site oficial: www.canalbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/canal.brasil
Twitter: https://twitter.com/sigacanalbrasil

Onde encontrar o Canal Brasil

NET – canal 150
NET HD – canal 650
SKY – canal 55
Claro – canal 67
Oi e Via Cabo – canal 66
GVT – canal 103
Vivo TV DTH – 806

©2018 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?