50ª montagem da Cia de Teatro da UFBA, “Dark Times” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Crise econômica, desemprego, acentuação das disputas sociais, associações entre política e religião. A atualidade do texto “A Santa Joana dos Matadouros“, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, escrita entre 1929 e 1931, período de crise econômica mundial, faz confundir ficção e realidade. Dirigido por Paulo Cunha, o espetáculo “Dark Times” é a primeira versão da obra na Bahia, e estreia em 19 de agosto, sexta-feira, 19h, no Teatro Martim Gonçalves, cumprindo curtíssima temporada até 28 de agosto, com apresentações em todos os dias da semana.

 

A peça narra a trajetória da missionária Joana Dark, que se dedica à distribuição de sopa e pregação religiosa, acreditando assim solucionar os efeitos da crise nos trabalhadores e desempregados. Jovem líder do grupo dos Boinas Pretas, a personagem, interpretada por Luisa Muricy, se transforma a partir do momento em que passa a perceber o complexo funcionamento do sistema capitalista em que vive. Na peça, Joana transita pelos matadouros da cidade, onde trabalham e habitam os pobres, e pela Bolsa de Carnes, espaço em que são feitas as negociatas entre os magnatas do ramo. Ambientada na cidade de Chicago, Estados Unidos, no ano de 1929, a peça destaca as contradições do capitalismo.

 

“Santa Joana dos Matadouros permite uma reflexão sobre a estrutura política que nos rege, permite o desnudamento deste sistema, mostra que é ele que corrompe as pessoas”, comenta o diretor Paulo Cunha sobre os motivos que o levaram à escolha do texto para a encenação. “Esta obra traz uma oportunidade de a gente refletir, de pensar na necessidade de efetuar no Brasil as nossas reformas, reforma política, econômica, eleitoral…”, complementa. Segundo Cunha, a peça “Dark Times” é uma recriação da obra a partir de uma dramaturgia cênica que incorpora outras referências do universo brechtiano, como a peça “Ópera dos Três Vinténs”, além de poemas de Brecht como “Precisamos de você”, “Caçado com boa razão”, além do texto “Se os tubarões fossem homens”.

Dark Times (ou A Santa Joana ainda vive nos matadouros)
Temporada: 19 a 28 de agosto, todos os dias, às 19h
Local: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA – Av. Araújo Pinho, 292, Canela.
Entrada gratuita (retirada do ingresso a partir de 1h antes do espetáculo)
Classificação indicativa: 14 anos

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?