Espetáculo pernambucano que discute o Brega chega à Bahia com o Grupo Experimental

Nos dias 24 e 25 de setembro, sábado, 20h, e domingo, 19h,  o Grupo Experimental apresenta o espetáculo de dança Breguetu no Teatro Vila Velha, em Salvador (BA). A companhia pernambucana, dirigida pela bailarina e coreógrafa Mônica Lira, traz à região obra que aborda o movimento brega identificado no Recife – cidade natal do grupo –, que cresce a cada dia e permeia cotidianos e contextos de muitos guetos. O tema é tratado nesta montagem de forma crítica e descontraída, apontando diversos jeitos e trejeitos de quem consome esta cultura.

O espetáculo surgiu a partir da pesquisa do Grupo A dança no corpo desse lugar, através da qual a equipe estudou, de forma teórica e prática, manifestações e movimentos culturais da capital de Pernambuco. Foi premiado como Melhor Espetáculo pelo júri técnico e popular 21º Janeiro de Grandes Espetáculos e teve temporadas de ingressos esgotados no Recife. A turnê passou também por Goiás, Pará e Amazonas. O projeto tem financiamento do Funcultura e do Prêmio Klauss Vianna.

Breguetu nasceu em 2015, de um grande berço de manifestações e movimentos culturais, o Recife, capital de Pernambuco, Nordeste brasileiro. De fontes raras de artistas multiculturais surgiu, em 2014, a pesquisa A dança no corpo desse lugar. Através desta, o Grupo observou e estudou – na teoria e na prática – as formas de se portar e andar do corpo no Recife, bem como suas transformações no tempo, a maneira como dança o corpo desse lugar e suas referências, diferenciando a híbrida dança que se faz na cidade e propondo a análise desse/nesse corpo experimental, construtor de suas próprias obras.

O espetáculo foi uma forma de continuar a pesquisa de maneira mais aprofundada e consistente de toda a trajetória do Experimental, levando em consideração todos os trabalhos da companhia. O processo ainda possibilitou a valorização dos diversos estilos de dança e manifestações culturais da cidade, através de encontros e trocas de experiências entre a companhia, artistas independentes e grupos locais, enriquecendo conhecimentos mutuamente e somando às distintas formas do fazer artístico.

 

Espetáculo Breguetu, do Grupo Experimental (PE)

Teatro Vila Velha (Av. Sete de Setembro, s/n, Passeio Público, Salvador – BA)

Dias 24 (às 20h) e 25 (às 19h) de setembro

Ingressos: R$30 (inteira) / R$15 (meia)

Indicação etária: 16 anos

Informações: (71) 3083-4600
Venda de Ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria do teatro (funcionamento para vendas antecipadas de terça a sexta-feira, das 15h às 18h, e venda para os espetáculos aberta 2h antes de cada apresentação)

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?