Solo “Tu Sois de Onde?” fica em cartaz dias 20 e 21 de outubro em Salvador

O solo “Tu Sois de Onde?”, que estará em cartaz nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, com o ator Lineu Gabriel Guaraldo, nos leva a perceber que o guarda-chuva que carregamos não é contra o Tempo. Nele levamos nossas memórias, histórias, pessoas, dores, amores, tudo aquilo que nos forma e transforma.

Tu sois de onde? De quem? Que coisas te atravessam? Que lugares? Que pessoas? Na busca de respostas para estas indagações, o intérprete que reside em Salvador, onde faz doutorado em artes cênicas na Universidade Federal da Bahia, mergulha no quintal de suas memórias afetivas. Num quintal octógono, dança, lembranças, objetos que registram a infância e vida do ator.

Como água de cachoeira que despenca, Lineu joga suas memórias em saltos que desaguam no rio de sua vida e nos faz entender que somos aquilo que vivemos. Partindo de indagações pessoais e subjetivas, o espetáculo autobiográfico acaba por tocar em questões humanas, compartilhando temas universais, caracterizados pela constante procura de si.

Pernambuco

Ao trazer para a cena ferramentas corporais diversas, o espetáculo evidencia como fio condutor o convívio com os caboclos-de-lança da Mata Norte de Pernambuco, tradição nordestina objeto de pesquisa do ator paulista que viveu durante sete anos no estado de Pernambuco.

Neste trabalho, Guaraldo assume seu olhar estrangeiro e investe no potencial de transformação das danças tradicionais. “Por meio de uma densa pesquisa de linguagem corporal o espetáculo busca nas tradições populares, caminhos de conexão com uma ancestralidade”, acrescenta.

“Tu Sois de Onde?” sintetiza a pesquisa continuada de Lineu sobre as manifestações tradicionais da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Desde 2004, o artista convive com os brincadores de Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto da região, em fluxos que envolvem pesquisa teórica, docência e criações artísticas nos campos da dança, teatro, performance e audiovisual.

O espetáculo tem como foco as possibilidades expressivas de um corpo atravessado pela intensa convivência com essas brincadeiras, sobretudo com o Maracatu de Baque Solto. A vivência dentro da manifestação (desde o ano de 2009 Lineu é Caboclo-de lança do Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro de Condado-PE) é explorada de modo a construir um espetáculo permeado por fragmentos de memórias afetivas do intérprete.

Na criação do espetáculo foram utilizadas ferramentas como a Mímesis corpórea, o clown, além do trabalho com matrizes corpóreo-vocais levantadas por meio de treinamento técnico energético e de dança pessoal . A trilha sonora original é de Cláudio Rabeca e João Arruda.

A direção de Ana Cristina Colla – atriz do Lume  Teatro – apoia-se na continuidade de uma parceria desenvolvida desde o ano de 2006, quando Lineu ainda era integrante do Grupo Peleja, aprofundada neste trabalho que exige sensibilidade e intimidade com o material do intérprete.

As apresentações fazem parte de uma circulação nacional, que tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria da Cultura e Governo do Estado de Pernambuco. O espetáculo passará por Campinas, São Paulo, Londrina, Natal e Salvador.

 

O quê: Tu Sois de Onde? – solo com Lineu Gabriel Guaraldo

Quando: 20 e 21 de outubro

Onde: Teatro Sesc Senac Pelourinho

Entrada: Gratuita

©2017 SSAUP Salvador Update - Desenvolvido por AZUL DESIGN(ERS)

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?